4 dicas de como escolher mochila para trekking

by - June 07, 2019



Conteúdo publicado originalmente no blog da Crosster.

Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher mochila para trekking e aventura? Saber o que avaliar em cada modelo é essencial para acertar na decisão.

Neste artigo, vamos mostrar o que você deve levar em conta na hora de fazer sua escolha: os principais tipos de mochila, as variações de tecido, a litragem, o tempo de duração da aventura e as diferenças entre os modelos masculinos e femininos.

Quer saber mais a respeito? Não perca tempo! É só continuar a leitura e conferir 4 dicas de como escolher mochila para trekking!

1. Defina o tipo de mochila

Qual a finalidade da sua mochila? Sem saber para que ela será usada, a escolha do equipamento ideal fica mais complicada. Por isso, antes de adquirir o produto, faça uma reflexão sobre o tipo de atividade e tempo de uso da mochila. Confira alguns dos tipos mais conhecidos a seguir.

Mochila de ataque

Diferentemente de uma mochila comum, para uso urbano, a mochila de ataque possui uma diversidade de bolsos, compartimentos e regulagens. Geralmente feitas de material resistente, permitem carregar uma boa quantidade e variedade de itens em caminhadas, escaladas e outras aventuras.

Mochila de trekking

Esse tipo de mochila também é conhecido como “cargueira” e é feita para quem vai se aventurar em ambientes mais selvagens. Ela é feita para distribuir o peso da melhor forma, e permite realizar longas caminhadas com conforto e segurança.

Mochila de viagem

Mais usada para deslocamentos curtos — de casa para o aeroporto, do aeroporto para o hotel — e, por isso mesmo, feita de materiais menos resistentes. Recomendada para quem vai levar itens necessários para passar um tempo longe de casa, porém, sem percorrer longos caminhos. Ou seja, é aquela mochila que vai ficar mais tempo no seu hotel ou outro local em que você esteja hospedado, do que na rua.

2. Conheça os tipos de tecido

A maioria das mochilas são feitas de náilon ou lona de náilon. É um material resistente, porém, não é “invencível”. Um cuidado que todo mochileiro deve ter é de evitar molhar a mochila de forma excessiva, já que não há náilon 100% impermeável. Assim, se exposta à chuva intermitente ou se for armazenada em locais úmidos, a mochila pode ficar molhada e, consequentemente, os itens guardados em seu interior serão afetados.

Há mochilas cuja matéria-prima é poliéster ou poliamida, que são ainda mais resistentes e permitem que uma grande quantidade de peso seja carregada. É claro que o limite de peso informado pelo fabricante deve ser respeitado.


3. Entenda a capacidade e tempo de uso da mochila

A capacidade da mochila é outro detalhe essencial na hora de escolher a melhor opção para a sua necessidade. Confira a litragem recomendada de acordo com o tempo de uso.

·         1 dia — mochila de 20 a 30 litros;
·         até 3 dias — mochila de 40 a 50 litros;
·         até 5 dias — mochila de 50 a 60 litros;
·         até 7 dias — mochila de 60 a 75 litros;
·         mais de 7 dias — mochila acima de 75 litros.

4. Como escolher mochila ideal para seu gênero

Existem mochilas masculinas e femininas. Elas são desenvolvidas de forma diferente, pois levam em conta a anatomia de homens e mulheres. Enquanto os modelos para eles são mais simples, as mochilas femininas possuem detalhes que as tornam mais confortáveis para elas.

Entre essas diferenças destacam-se a fita peitoral localizada acima do peito, alças mais finas e a barrigueira mais maleável.

Como vimos até aqui, a compra de uma mochila deve ser bem pensada, a partir da finalidade com que o produto será utilizado, a duração do passeio, viagem ou aventura, a quantidade de itens a serem levados, entre outros. A partir daí, é possível definir qual a resistência desejada, o tamanho da mochila necessária para cada caso, entre outros fatores.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como escolher mochila, que tal continuar acompanhando nossas postagens para aprender cada vez mais? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo relacionado à aventura!

You May Also Like

0 comments